Tendências de web design para 2019

O ano já vai bem adiantado, mas ainda é tempo de conferir algumas das principais tendências a que os web designers, programadores e criadores de web sites deverão estar atentos, numa fase em que a indústria já se encontra super madura e inovar é ainda mais necessário. Ter um website já não distingue uma marca; pelo contrário, um mau site pode causar danos a uma boa marca.

Texto fora dos limites

Depois do texto super clean e mínimo, os web designers estão experimentando ir um pouco além dos limites. Se queremos passar uma mensagem forte, será que o tamanho da letra do texto não será um elemento dessa força? Além de que os sites são cada vez mais pensados para serem lidos em equipamentos “mobile”, principalmente em celulares, e aí uma landing page com um texto curto e um lettering bem grande pode ter mais força.

Cores, muitas cores

Na mesma linha da tendência anterior, as cores vão ganhando ainda mais importância. Talvez não seja incorreto dizer que o Instagram está conquistando as preferências dos usuários de internet e dos que trabalham nesse mercado. A cor ganha formas e é usada para criar imagens impactantes. O Spotify é um bom exemplo.

Fundo preto

Tanta discussão sobre o fundo preto e, afinal, ele está voltando também. Recordando aquela verdade: o preto é um clássico e fica sempre bem. Steve Jobs compreendia isso muito bem (quem não se lembra de seus “pitches”, sempre vestido de preto?), e não é por acaso que a Apple continua recorrendo a essa ideia. Conciliando o fundo preto com a luminosidade do produto, ou de algo que transmita a imagem do serviço, se conseguem efeitos visuais bem fortes.

Vídeo em “full screen”

Já não estamos no tempo das ligações lentas e dos ecrãs limitados. Tire partido da tecnologia e aposte em vídeos full screen. Os usuários de celulares aprovam tanto ou mais quanto os de laptop e PC.