Site de Captain Marvel leva o usuário para 1995

A Marvel vai lançar seu novo filme, Captain Marvel (Capitã Marvel, no Brasil) em março de 2019 e o novo website de promoção do filme já está no ar. E está dando que falar, por seu web design. O filme se passa em 1995, e o site… é como se tivesse sido feito em 1995 também.

Feito no Microsoft Frontpage

É um truque simples e interessante, para levar os usuários a despertar seu interesse para o filme. Uma história que se passa em 1995 quer necessariamente cativar todos os espetadores que se lembram dessa época e querem recordá-la. Claro que esses espetadores também terão usado internet; se não em 95, pelo menos logo nos anos seguintes.

Aí, o site é o mais simples que você pode imaginar. Como a própria Marvel falou, foi literalmente feito no Microsoft Frontpage, o clássico software da “casa” de Bill Gates onde todos os criadores de websites começaram suas primeiras experiências em sua infância ou juventude (tirando talvez aqueles mais nerds que começaram logo digitando código). O site literalmente reproduz o que se fazia naquela época; não só o “scroll” longo, mas também os botões, as animações simples, rodando sobre si mesmas, e até o texto saltando ligeiramente para chamar a atenção do usuário – tudo como era habitual naquela época.

E sim, você até pode encontrar um contador de visitas – lembra de quando todo o site tinha que ter um contador de visitas? Esse negócio era tão importante que algumas empresas, pouco tempo depois de lançarem um novo site, contatavam seus webmasters para aumentarem artificialmente o número e assim passar a ideia de que estavam tendo muitas visitas. Literalmente, essas visitas falsas foram o antepassado dos perfis falsos no Twitter e no Facebook.

Capitã Marvel

O filme é dirigido por Anna Boden e Ryan Fleck e será estrelado, entre outros, por Brie Larson, Samuel Jackson e Ben Mendelsohn.