Confira abaixo os sete passos essenciais para a criação de um website.

Recolha de informação

Qual o objetivo que se pretende alcançar com o desenvolvimento do site? Qual será seu target principal? Como se prevê o desenvolvimento futuro da plataforma? Essas e outras perguntas devem ser respondidas antes de passar à fase seguinte.

Planejamento

É nesta fase que é desenvolvido o “sitemap”. Os especialistas ainda recordarão os tempos em que os sitemaps eram apresentados em uma página para utilização dos usuários. Tempos em que o web design ainda precisava evoluir muito! Agora o mapa do site não é mais apresentado – deve ficar apenas nos planos do desenvolvimento.

Design

Com o sitemap criado, já é possível dar indicações aos designers sobre o que se pretende e como fazer.

Conteúdo

O site já está desenhado? Já é possível visualizar qual será o aspeto final de sua homepage, de seus menus interiores, de sua newsletter, e até de outros elementos como uma landing page de lançamento? Então é hora dos redatores de conteúdo entrarem em ação e escreverem a sua mensagem. O conteúdo será um elemento totalmente essencial de seu site.

Código

Está tudo pronto menos o site, certo? Esta é a fase em que os desenvolvedores e programadores entram “no gramado”. Evite mudanças de última hora, pois não só vão custar caro, se você medir em horas de trabalho do desenvolvedor, como a própria lógica de programação será comprometida e o resultado final pode ser ainda mais difícil de alcançar que o esperado.

Testes

No finalzinho antes de o site ser terminado, a fase de testes não pode ser esquecida. Você não vai querer que os usuários encontrem erros, um site carregando demasiado lentamente, etc.

Manutenção

O site já está no ar, você já está recebendo leads, concretizando vendas, etc…, ótimo! Não esqueça a manutenção. Essa é uma fase extra, mas permanente.