Pós-gradução em e-commerce pela primeira vez no Brasil

O Brasil vai ter, pela primeira vez, alunos a poder completar uma pós-graduação em e-commerce. A oportunidade é apresentada pela Fundação Instituto de Administração Business School (FIA), sendo as aulas lecionadas em Pinheiros, São Paulo. A FIA conta com o apoio da VTEX, a multinacional tecnológica.

De acordo com o E-commerce Brasil, o professor Pedro Teberga, coordenador do curso, anunciou que a pós-graduação terá a duração de um ano, com 360 horas de aula, divididas em módulos. Ao conteúdo teórico serão acrescentados exercícios práticos e estudos de casos reais, sempre em parceria com os executivos da VTEX. Eis os temas principais:

  • Arte e Design
  • Comportamento do Consumidor no E-commerce,
  • Estratégias de Negócios em Marketplace
  • Gestão do Fluxo de Pagamentos
  • Gestão Empreendedora para Comunicação
  • Proposta de Valor: Estratégias para o Desenvolvimento de Ofertas.

VTEX apoia

A VTEX é a bem conhecida empresa de fornecimento de software SaaS (nuvem) para e-commerce. Já em 2014 seu faturamento superava os R$44 milhões e grandes clientes à nível internacional utilizavam seus serviços. Felipe Dellacqua, VP de Vendas da empresa, aponta que o crescimento do e-commerce, sendo tão rápido, não foi acompanhado pelo crescimento de um mercado de profissionais especializados no setor. Além disso, o comportamento do cliente nesse meio é específico, e os especialistas “tradicionais”, em varejo físico, devem estar atentos às diferenças e entender os detalhes. A própria VTEX assume que faltam profissionais especializados em e-commerce.

É fácil de imaginar que os alunos dessa pós-graduação terão grandes vantagens para trabalhar em empresas que utilizem o próprio serviço da VTEX. Quem sabe, até, se não poderão encontrar uma vaga na própria VTEX.

Sobre a Fundação Instituto de Administração

Fundada em 1980 e ligada desde sempre à Universidade de São Paulo, a FIA foi classificada em 9.º na lista dos melhores MBA da América Latina, em 2018, segundo o QS Ranking.