Peritos recomendam: web designers e CMS devem cooperar

Os web designers e as plataformas de CMS (Content Management System) devem trabalhar em conjunto, e não se verem mutuamente como competidores. A dica é de Hagit Kaufman, especialista em web design e tecnologia do renomado site The Next Web.

Em um artigo recente, Kaufman, que parte do ponto de vista dos programadores e desenvolvedores de sistemas de gestão de conteúdo para websites e plataformas, apela a sua “classe” para aceitar as ideias e os “inputs” dos especialistas em design e web design. Principalmente porque o trabalho de um bom web designer passa por chegar ao usuário, fazer a ponte entre o desenvolvedor e o usuário, e utilizar o “frontend” para isso.

O mercado está respondendo e é necessário aproveitar

Kaufman recorda estudos recentes, realizados por empresas do setor, apontando subidas de mais de 300%, nos últimos anos, para sites que permitam controlar conteúdo. Empresas e particulares têm total consciência da importância do controle. É necessário atualizar conteúdo com frequência, alinhar de forma que possa ser compartilhado nas redes sociais também, não esquecer a clássica newsletter por e-mail… e os mais dedicados até coordenam os conteúdos do website e da app, estando presentes tão ativamente, no mobile como no laptop. Isso significa que os CMS seguirão como uma ferramenta essencial nos próximos anos.

Entretanto, isso significa que o design também não vai desaparecer. O trabalho do designer passa por entender o que os usuários estão pedindo, como a tecnologia está mudando seus hábitos ou aquilo que esperam de um website, responder a essa necessidade – e aí passar esses conceitos de volta para o desenvolvedor.

Desafio criativo

Além de retirar dos ombros do desenvolvedor o peso de entender o usuário, o designer lhe dá outra chance: o desafio criativo. Em vez de fazer o mesmo de sempre, porque não aceitar o desafio do web designer para criar ferramentas novas e com mais possibilidades? Um bom web designer é a chave para isso.