E-commerce: três características que seu site deve ter

Um site de e-commerce, ou comércio eletrônico, vale por sua oferta: bons produtos ou serviços, a um bom preço, etc., tudo conforme seu mercado esteja procurando. Mas não esqueça que, para ter sucesso, será necessário não apenas ter um bom produto ou serviço, mas que o site seja bom. Essa é uma regra básica de marketing – não adianta ter o melhor produto do mundo se não conseguir que ele chegue ao cliente ou usuário – e na internet não é diferente. Seu site precisa de ser bom. Mas bom como?

Confira três aspetos essenciais que seu site de e-commerce não pode falhar.

Navegação fácil

UX, sempre a UX (User eXperience). Navegar em seu site de e-commerce deve ser super fácil. Em todas suas características: na facilidade de entender o que está em cada menu e em como trabalhar com o site; na velocidade de carregamento do website, etc. Ninguém tem tempo para perder em um site confuso ou que demora demasiado tempo a abrir sua homepage ou um determinado menu.

Design atualizado

Seu site deve parecer sempre moderno e atualizado. O fato de parecer antigo retira aquela sensação de confiança e credibilidade que o usuário desenvolve nos primeiros três a cinco segundos que contata com o site pela primeira vez. Uma boa landing page pode ajudar; uma landing page que muda dependendo da época do ano, da campanha que está lançando, etc., pode ajudar mais ainda. Mas atenção! Se seu negócio depende muito de usuários já fidelizados e antigos, não esteja sempre mudando seu site – ou pelo menos não de uma forma que os deixe confusos. Não se esqueça da característica anterior.

Conteúdo relevante

Nunca esqueça o ensaio publicado por Bill Gates em 1996: “o conteúdo é rei”. Se seu site não der ao usuário a informação que ele procura, nem explicar eficazmente como seu produto ou serviço vai beneficiá-lo, ele não irá comprar.