Como otimizar seu e-commerce para mobile?

Já pensou que muitos dos potenciais clientes de seu site de e-commerce estão usando mobile? É provável que sim e que você ainda não tenha chegado até eles. Os relatórios dos sites especializados em tecnologia apontam que a maioria das lojas de comércio eletrônico ainda não dedicou atenção séria ao mobile, apesar de celulares e tablets estarem totalmente competindo com o laptop ou o PC. Aliás, é possível que você esteja usando um smartphone para ler esse artigo! Não estará na hora de trazer seu negócio para o mobile? Não basta ter um site responsivo. Veja em seguida algumas dicas.

Personalize sua oferta

Muitos dos estudos sobre o comportamento do cliente de e-commerce vêm dos Estados Unidos, mas a realidade brasileira não é tão diferente assim, especialmente em um quesito como esse. Muitos usuários de mobile procuram um produto ou serviço que esteja perto. Por isso, estão preparados, em qualquer momento, para receber informações e notificações. Peça para saber sua localização e lhes dê informações úteis. Por exemplo:

  • Informe seus potenciais clientes sobre quanto tempo demorarão a receber a compra por correio.
  • Em alternativa, informe-os sempre que estiverem perto de sua loja física.

Ofereça descontos

Um estudo americano apontou que 50% dos usuários que baixam um aplicativo o fazem para receber um desconto. Porque não oferece um coupon para quem concretizar uma compra via mobile? Após uma boa experiência, esse canal estará aberto para futuras compras.

Otimize seu site

Não há atalho nem caminho alternativo. Seu site tem que ser rápido, bem rápido a abrir. Fale bem claro com seus desenvolvedores, designers e marketeiros. Se seu site não abre rápido, o cliente vai embora. Se só abre rápido no Android, o cliente iOS vai embora.

Call to action sempre em destaque

Você já sabe essa regra, mas por vezes ela é esquecida na conversão do site para o mobile. O botão “compre aqui” tem que estar super bem visível.